terça-feira, 8 de maio de 2012

AÇÕES ESPECÍFICAS (PRIORIZADAS) PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE



Divulgação e implementação das PNP;

Promover seminários destinados a divulgação do PNPS, convocar mobilização nacional para o desenvolvimentod ações de promoção de saúde e estimular a inclusão de tema nas grades curriculares nos espaços de formação de profissionais de saúde.



Alimentação Saudável;

Promover ações relativas à segurança alimentar e nutricional e o cumprimento do Direito Humano à Alimentação Adequada . , implementar  as diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição, promover alimentação saudável para a população, principalmente no ambiente escolar.


Prática Corporal/Atividade Física ;

Apoiar a atividade física existente nos serviços de Atenção Básica, oferecer práticas corporais tanto para comunidade e grupos vulneráveis, oferecer inclusão de grupos de pessoas com deficiência na prática de atividade física, divulgar e estimular a viver saudável e pactur com os destores do SUS e outros setores a importancia de ações voltadas a um estilo de vida saudável.




Prevenção e Controle do Tabagismo;


Sistematizar ações educativas para a redução da aceitação social do tabagisto e a redução do acesso a derivados do tabaco, promoção de "comunidades livre de tabaco", divulgar as ações com o auxílio da mídia.



Redução da morbimortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas;

Investir em ações educativas, distruibuição de material educativo sobre os malefícios do uso abusivo de alcool, promover campanhas munincipais, aumentar o investimento de informações vinculadas a midia quanto aos danos do seu uso abusivo.


Redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito;

Promoção de discurssões intersetoriais que foquem em ações educativas e o apoio a campanhas de divulgação em massa de dados referente a mortes e sequelas provocadas pelos acidentes no trânsito.


Prevenção a violência e estímulo à cultura de paz;

Fortalecimento da Rede Nacional de Prevenção da Violência e Promoção de Saúde,  capacitar os profissionais de saúde na identificação e encaminhamento adequado  de situação de violência infra-familiar e sexual e incentivo ao desenvolvimento de Planos Estaduais e Munincipais de Prevenção de Violência.



Promoção do desenvolvimento sustentável;

Apoio a diversos centros colaboradores existentes no país que possuem iniciativas promotoras de desenvolvimento sustentável, formulação de políticas públicas integradas voltadas ao desenvimento e reorientação de práticas de saúde de modo a permitir a interação saúde, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.




Nenhum comentário:

Postar um comentário